JuvenisOutrosRelatóriosFINAL EIGHT 2023

23 Maio, 2023

PERTO DO CÉU

Pela 3ª vez consecutiva, uma formação da Cascais Volley4all marca presença no maior palco do Voleibol Nacional.

Como forma de premiar o trabalho desenvolvido pela Cascais Volley4all nos últimos anos, a Federação Portuguesa de Voleibol e a CM de Cascais decidiram realizar a respetiva fase final em Cascais, a família YELLOW | BLUE agradece, a Cascais Volley4all agradece e o voleibol ,de um modo geral, também agradece.

Num universo de cerca de 80/90 equipas juvenis femininas nacionais, somos com muito orgulho uma das 8 melhores equipas de voleibol de Portugal e a única representante do Concelho de Cascais a chegar até esta fase do campeonato.

1º jogo | SL Benfica 3 – Cascais Volley4all 2

Quis o sorteio que na primeira ronda defrontássemos o SL Benfica, nossas velhas conhecidas. Analisando o mapa da prova, facilmente percebemos que se ganhássemos este primeiro embate teríamos grandes hipóteses de jogar a final.

Este primeiro jogo, foi um jogo de nervos onde nenhuma das equipas exerceu domínio absoluto, observamos uma  certa bipolaridade voleibolistica com alternância no domínio do jogo, foi uma partida cheia de erros de ambas as partes e jogado mais com o coração do que com a cabeça. Ambas as equipas sabiam o que estava em jogo.

Fizemos algumas alterações táticas visando dar à equipa mais opções de ataque e privilegiando o jogo pelas pontas da rede em detrimento do nosso habitual e tradicional jogo pelo meio, o que resultou em pleno, no entanto, estivemos sempre muito inseguras na receção e no ataque, também fruto de uma distribuição um pouco desastrada, optamos demasiadas vezes por apenas colocar a bola em passe e/ou manchete o que nos colocou demasiadas vezes em situação defensiva desnecessariamente. Ainda assim, o SL Benfica também tremia e o jogo estava empatado.

No 5º e decisivo set, o SL Benfica arrancou na frente, consegue uma confortável vantagem que as nossas meninas conseguem anular mas, que na reta final e fruto de um conjunto de erros grosseiros e algumas más decisões na distribuição, acabaram por dar a merecida vitória à formação do SL Benfica por 3-2 com os seguintes parciais:

1º set

25-18

2º set

20.25

3º set

25-16

4º set

15-25

5º set

15-10

Com esta derrota ficamos arredadas de chegar à final e fomos relegadas para a 2ª metade da tabela classificativa, onde iriamos defrontar a equipa derrotada do jogo entre o MTorres e o Lusófona VC, que no caso, foi o MTorres, noutra partida eletrizante que também terminou com um 3-2. Ou seja, nesta Final Eight, assistimos a dois jogos muito equilibrados, que se resolveram nos respetivos 5º sets entre as equipas de Lisboa. Na nossa humilde opinião, nenhuma foi superior e na realidade qualquer uma das 4 poderia ter chegado à Final.

2º jogo | Cascais Volley4all 3 – MTorres 0

Nesta 2ª partida, encontramos um Madeira Torres quebrado animicamente e que acusou demasiado a derrota do dia anterior e uma Cascais Volley4all solta e alegre.

Queríamos muito estar na final mas não tendo sido possível e na realidade para nós, lutar pelos 3º/4º/5º/6º/7º/8º lugares, é exatamente a mesma coisa, pelo que, optamos por usufruir do momento e consolidar as opções táticas já adoptadas no jogo anterior e que mais uma vez se revelaram acertadas, apesar da nítida falta de rotinas das atletas principalmente envolvidas nesta opção.

Foi uma partida em que estivemos sempre à frente do marcador, onde a nossa receção funcionou muito melhor (essencialmente porque a estratégia de serviço do MTorres nos é muito favorável) e as nossas pontas foram sempre controlando o jogo, no entanto, dizer que conhecemos muito bem esta equipa e quais os estragos que podem causar, este resultado não reflete o real valor da formação do MTorres e que temos a certeza absoluta foi tudo uma questão de força anímica.

Venceu a Cascais Volley4all por 3-0 com os seguintes parciais:

1º set

25-19

2º set

25-18

3º set

25-22

3º jogo | Clube k 3 – Cascais Volley4all 2

Este era o jogo de disputa do 5º/6º lugar, sendo o último jogo da fase final, optamos por premiar o trabalho de todas as atletas realizado ao longo da presente época e dar minutos de utilização a quem ainda não tinha jogado. Se por um lado foi bem pensado, por outro lado, acabamos por transmitir à equipa uma falsa sensação de facilidade que comprometeu seriamente o resultado do jogo e que poderia, inclusivamente, ter sido muito mais pesado.

Entramos a jogar da mesma forma e com o mesmo “figurino” que nos deu o Campeonato Regional mas com pouca ou nenhuma predisposição competitiva, quem entrou, entrou em ritmo de passeio e desconcentrada. Foi um “festival” de mal jogar voleibol frente a uma boa equipa dos Açores, o Clube Kairós, que jogou de forma pragmática a utilizar sempre a sua melhor atacante e sempre com muito acerto defensivo. Do nosso lado, voltamos à insegurança na linha de receção e à passividade defensiva. Para ajudar à festa a distribuição voltou a estar desastrada e demasiado conservadora retirando poder de definição às nossas atacantes que, para além disso, também estavam a acumular demasiados erros ofensivos. Enfim, quando abrimos os olhos já estávamos a perder por 2-0.

Na nossa opinião, a chave do jogo passava por alterar essencialmente a distribuição, colocar algo diferente na saída da rede (zona 2) que não estava a funcionar e segurar a E1 do Clube K atrás, e foi o que fizemos. O jogo mudou completamente e conseguimos empatar a partida, mas o que já era difícil, acabou por ficar impossível muito por culpa própria mas também, por mérito da equipa Açoriana que acabaria por vencer a partida no 5º set por 3-2 com os seguintes parciais:

1º set

25-13

2º set

25-16

3º set

15-25

4º set

18-25

5º set

15-12

Podíamos ter feito melhor? Claramente que sim, no entanto, conhecemos 80 equipas que dariam tudo para estar onde nós merecidamente estamos pela 3ª vez consecutiva. Estivemos muito perto do céu, terminamos a FINAL EIGHT 2023 num honroso e digno 6º lugar Nacional, PARABÉNS MENINAS

O que dizer ao TSUNAMI AMARELO que invadiu as bancadas do Pavilhão Municipal de Cascais?? Simpatizantes, familiares, atletas, ex-atletas, etc… mostramos a nossa força que em Cascais não tem igual. O apoio incondicional pode e deve ser feito sem enxovalhar as equipas e as atletas adversárias, MUITOS PARABÉNS E OBRIGADUUUUUU, sem vocês nada seria possível.

O nosso “Main Sponsor”, a C.A.M. | Ford, apenas dizer que se houvessem mais empresas como esta a apoiar o desporto da forma como o têm feito, teríamos uma série de problemas sociais e de saúde comunitária resolvidos, teríamos um desporto muito mais sério e justo e não seriamos um país desportivamente subdesenvolvido de “futebóis e futeboleiros”, são um verdadeiro exemplo de responsabilidade social e cívica OBRIGADUUU… JUNTOS SOMOS MUITO MAIS FORTES.

Podemos desde já adiantar, que está para breve o anuncio do prolongamento do vinculo com Cascais Volley4all até a Época Desportiva 2024 | 2025.

E por fim, as atletas, essas que são verdadeiramente quem carrega a Cascais Volley4all à 10 anos, elas que abdicam de uma vida “normal”, elas que não escolhem o caminho mais fácil e que tantos sacrifícios pessoais e familiares fazem para atingirem a excelência no seu desporto favorito, para elas um enorme OBRIGADUUUU…QUE VIAJEM FOI ESTA ÉPOCA!!!!

Este grupo de atletas formado na sua maioria na Cascais Volley4all, está à cerca de 5/6 anos no clube e para que conste, fizeram parte desta caminhada as seguintes atletas:

FINAL EIGHT JUVENIS 2022/2023

Benedita Lopes#1

Madalena Pinto Gonçalves#3

Diana Ustá#4

Rita Viegas#5

Maria Francisca Meier#8

Ema Jacinto#10

Mia Lima#11

Maria Inês Marçal#12

Teresa Santos Jorge#13

Marta Ferro#16

Casandra Capraru#17

Inês Arriaga#18

Vamos estar a integrar novas atletas nas várias equipas até final de Junho, altura em que vamos participar no nosso torneio de verão, o CASCAIS VOLLEY CUP 2023, novamente com algumas das melhores equipas Nacionais. Que venha o CASCAIS VOLLEY CUP 2023…

Obrigado CGSPORTS | Live for it

Obrigado C.M. Cascais | O DESPORTO COMEÇA NA ATITUDE

Obrigado CAM | O Seu concessionário FORD

pain goes away, pride lasts FOREVER

Junta-te a NÓS

Segue a volley4all
nas redes sociais

SUBSCREVE A NOSSA NEWSLETTER

Não percas as últimas novidades sobre o teu desporto favorito!