OutrosSPARROWS I MINIS

15 Novembro, 2021

O Voleibol é um desporto que tem duas componentes que são criticas/fundamentais que devem ser desenvolvidas o mais precocemente possível para que possamos pratica-lo com sucesso:

  • Controlo,
  • Antecipação,

Quando finalmente atingimos o controlo necessário sobre a bola e a capacidade de antecipar e jogar duas| três jogadas à frente, o jogo torna-se apaixonante. É fundamental que as nossas pequenas atletas desenvolvam inicialmente um excelente controlo de bola essencialmente através do aperfeiçoamento técnico do passe e da manchete associado aos vários tipos de deslocamentos, todas as atletas/equipas têm que ter a capacidade de controlar a bola quando esta se encontra no seu lado do campo, este é um aspeto fundamental do jogo de voleibol em qualquer escalão etário.

A capacidade de antecipar trajetórias, tipos de ataque, serviço, pontos de queda da bola, lados do ataque, etc, é o que faz com que o jogo deixe de ser REAÇÃO e passe a ser AÇÃO, é nesta fase que o jogo fica em “slow motion” na cabeça das atletas e estas começam verdadeiramente a usufruir de um dos mais belos jogos coletivos que existem.

As nossas minis no sábado deram um verdadeiro “show de bola” e mostram uma capacidade de controlo da bola muito acima da média. Enquanto a maioria das equipas presentes apenas se limitam a “lutar com a bola” as nossas já estão a passar para a fase de antecipação e estão já preocupadas em causar estragos nas equipas adversárias.

Na Cascais Volley4all a “MACHETE” é entendida como uma técnica defensiva de recurso, apenas para ser usada para defender bolas batidas como muita força e/ou bolas que já se encontrem, por algum motivo, muito baixas, ou seja, a técnica base e fundamental é o PASSE e isto tem um motivo.

Nos últimos 10/15 anos as regras do jogo mudaram bastante e com elas também o jogo se alterou substancialmente. No entanto, há uma regra que faz com que a capacidade de resolver a maior parte do jogo em PASSE seja verdadeiramente crucial para ter sucesso no voleibol moderno. Deixou de haver duplos toques na receção e na defesa, ou seja, no passado era proibido defender e receber em passe, hoje é fundamental que qualquer atleta tenha essa capacidade para poder defender e receber o mais à frente possível cobrindo assim áreas bem maiores.

Para além deste aspeto, o facto de quase banirmos a manchete da nossa formação obriga a que as nossas atletas desde tenra idade tenham que ler trajetórias e se deslocar em conformidade, o que lá mais à frente vai ser fundamental para tudo o resto.

Depois de tudo isto, não há segredos, COMPROMISSO, MUITO TRABALHO E O SUCESSO É APENAS UMA CONSEQUÊNCIA…

volley4all 78

MTBA 25

Sal. Estoril 41

volley4all 64

CVO (Masc) 27

volley4all 58

Sintravolei 41

volley4all 56

GDS Cascais 0

volley4all 40

Famões CA 35

Volley4all 44

volley4all 48

CVO 28

Famões CA (Masc) 51

volley4all 50

WE BELIEVE YOU CAN FLY

Queres-te juntar à Volley4all?

Segue a volley4all
nas redes sociais

A volley4all é uma incubadora de talentos para crianças e jovens de ambos os sexos, dos 8 aos 88 anos de idade.

SUBSCREVE A NOSSA NEWSLETTER

Não percas as últimas novidades sobre o teu desporto favorito!