OutrosUMA VERGONHA…

1 Março, 2021

Como é que é possivel não incluir o Desporto no Plano de Recuperação e Resiliência do nosso país???

 

O desporto é importantíssimo para a formação das nossas crianças e jovens… blá blá blá

O desporto é importantíssimo na prevenção e combate ao sedentarismo… blá blá blá

O desporto é fundamental no combate às desigualdades sociais… blá blá blá

O desporto é um instrumento de capital importância no combate à exclusão social… blá blá blá

O desporto desenvolve um conjunto de “soft skills” de grande importância na formação de qualquer individuo… blá blá blá

O desporto é de importância vital para o SNS, uma população ativa e não sedentária recorre muito menos vezes aos- serviços do SNS… blá blá blá

O desporto é crucial para a produtividade do país, uma população ativa produz muito mais… blá blá blá

 

Podia continuar a escrever indeterminadamente as frases banais, os “clichês”, as coisas politicamente corretas que ouvimos  todos os dias da boca dos nossos Governantes. Andaram anos a gastar os nossos recursos para construir “salas de espetáculo” para terem muito público, em vez de “oficinas” para termos muitos praticantes. Meus caros, construir um estádio com 60 mil lugares ou um mega pavilhão gimnodesportivo com 4 mil lugares para atletas seniores e/ou profissionais NÃO É Desenvolvimento Desportivo, desenvolvimento Desportivo é construir 50 campos de treino para os escalões de formação, isto sim é Utilidade Publica, isto sim é Desenvolvimento Desportivo.

 

Se há caraterística que define os Agentes Desportivos é a RESILIÊNCIA, nós recrutamos, nós formamos, nós especializamos, nós retemos, nós fidelizamos, nós substituímos as famílias e as funções do estado vezes sem conta em vários direitos que vêm consagrados na Constituição da nossa Republica e todos os anos voltamos a fazer o mesmo com a proactividade, com a garra que nos caracteriza e sempre com poucos ou nenhuns recursos.

 

Nós isto tudo, em regime de voluntariado ano após ano nos últimos 30/40 anos, como é possivel um plano que se diz de RECUPERAÇÃO E RESILIÊNCIA não incluir o Desporto????

Se há coisa que o Desporto nos ensina desde tenra idade é a recuperar dos insucessos, das lesões, dos momentos menos bons e a ser resilientes, por nós próprios, pelos nossos amigos, pela nossa família e até pelo nosso país como é agora o caso.

 

Se calhar é por saberem disto mesmo que raramente nos apoiam, se calhar é por saberem que com ajuda ou sem ajuda nós vamos voltar mais fortes que nunca, OOOOOPS, porque somos resilientes.

 

Família, já nada nos surpreende e isto pouco ou nada tem a ver com o COVID19, as políticas de desinvestimento generalizado no Desporto já vêm de há muitos anos a esta parte, como tal, não é de admirar que da tal “Bazuca” o que está previsto e destinado ao DESPORTO no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal, seja um gigante zero. Antagónicamente, a  maioria dos outros países Europeus vêm o desporto como uma tábua de salvação para muitos dos males provocados pela pandemia e refletem isso mesmo nos respetivos planos de Recuperação e Resiliência.

 

Como resposta a esta inexplicável ausência do Desporto do PRR, vejam a resposta das nossas Federações em:

https://fpvoleibol.pt/fpv/2021/02/26/comunicado-conjunto-das-5-federacoes-3/?fbclid=IwAR3B_5JX0V3fOYqYvIaTkSA9rcalitfnzbuzv0uXyP8jagHew0cZebU4SKc

 

 

FAMÍLIA VOLLEY4ALL, esta é só mais uma pedra no nosso caminho que, com o empenho, dedicação e compromisso que nos define, iremos seguramente superar. Até breveeeeeeeee

Queres-te juntar à Volley4all?

Segue a volley4all
nas redes sociais

A volley4all é uma incubadora de talentos para crianças e jovens de ambos os sexos, dos 8 aos 88 anos de idade.

SUBSCREVE A NOSSA NEWSLETTER

Não percas as últimas novidades sobre o teu desporto favorito!